top of page

O que é Copywriting? Qual a sua função dentro do Marketing Digital?

  • Foto do escritor: Monique Muniz
    Monique Muniz
  • 26 de jan. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 12 de fev. de 2022

Hoje em dia o que mais se tem ouvido é o termo marketing digital. Principalmente após a pandemia que assolou o mundo a partir de 2020, e todos de certa forma foram obrigados a migrar para dentro na internet, o marketing digital explodiu com toda força e para todas as direções.

ree

Atualmente é improvável falar de fazer negócios na internet sem o marketing digital.


Mas o que seria marketing digital?


Marketing digital basicamente falando seria fazer marketing na / para a internet. Promover produtos e / ou serviços dentro do âmbito digital.


Hoje o marketing digital está dentro de tudo o que você faz – porque está tudo de certa forma, conectado.


Dentro desse mundo, existe inúmeras vertentes ainda pouco exploradas e conhecidas. Há 5, 6 anos atrás, quando se falava no assunto, só se pensava em uma pessoa que produzia produtos “virtuais” e os vendia através da internet.


Hoje o cenário é bem diferente. Por trás desse universo digital existe dezenas de novas opções de negócios e profissões que surgem para dar suporte a esse novo mundo, novos profissionais, especialistas altamente qualificados, que têm ganhado cada dia mais espaço e destaque.


Entre as muitas que estão surgindo, existem profissões que atualmente são apontadas com as 10 mais promissoras do mercado, que são: Copywriter, Gestor de Tráfego, Gestor de Marketing Digital, Social Media, Suporte, Programador, Assistente virtual, Audiovisual, Designer e Coprodutor.


Se você quiser saber mais sobre cada uma dessas profissões, então você precisa ler esse post:




Uma delas é o profissional de copywriting, ou o “Copywriter”. Você já ouviu falar deles?

Provavelmente não, mas com certeza você já leu alguma coisa que ele tenha escrito sobre um produto ou serviço, se encantou e comprou, mesmo sem saber que aquilo que você leu foi feito pensando especialmente nas suas características, estilo de vida e consumo.


Assustador? Nem tanto. Todos os dias milhões e milhões de pessoas praticam ações de compra na internet em função do que algum copywriter escreveu na web. Se você quer entender como funciona essa indústria, como surgiu o termo, e qual a função do copywriting no marketing digital continue a leitura deste post.


A partir daqui você vai entender sobre:

O que é copywriting

Onde surgiu o copywriting

Como surgiu esse termo

O que o Copywriter efetivamente faz

Quais as áreas de atuação do Copywriter dentro do Marketing Digital


O que é copywriting


Basicamente falando, copywriting na verdade é uma técnica de escrita persuasiva. É quando uma pessoa escreve com o intuito de fazer aquele que lê tomar alguma ação, independente de vendas.


Normalmente você já deve ter sido impactado com algum tipo de texto ou leitura que gerou sensações, para que com isso você fosse impulsionado pelas suas emoções. Provavelmente já se deparou com isso quando leu um livro do qual gostou muito e pensou na história durante muito tempo. Os escritores fazem isso a séculos.


O que aconteceu foi que o marketing tradicional de certa forma viu a possibilidade de converter isso para a sua área e “aprimorou” essa técnica, direcionado para que fosse usada nos seus objetivos de venda e conquista de e dos clientes.


“Copywriting é a técnica de encantar clientes através das palavras.”


O produto do copywriting é, simplificadamente falando, um texto produzido com o intuito de para aumentar o reconhecimento de uma marca e persuadir uma pessoa ou um grupo de pessoas a tomarem alguma ação. Essa técnica se tornou ainda mais poderosa depois da era da internet, e mais aprimorada ainda no uso pelo marketing digital.


Mas, se ela é tão antiga, onde exatamente surgiu o copywriting?


Onde surgiu o copywriting


O primeiro “Copywriter” digamos assim da história foi o americano John Emory Powers. Ele nasceu em Nova York, em 1837. Na verdade, naquela época ainda não existia o termo copywriting. John foi o primeiro redator publicitário em tempo integral no mundo.


Trabalhou em loja de departamentos onde escrevia anúncios em meio período antes de se tornar um freelancer. Seus anúncios chamavam tanta atenção que cada campanha vendia milhões para os donos das empresas.


Como surgiu esse termo

Apesar de ser muito disseminado atualmente por causa da explosão do marketing digital, o termo copywriting é bem antigo. foi definida pela primeira vez em 1828 por Noah Webster, sem tradução literal para o português, mas algo que se definia como “algo original que deve ser imitado na escrita”.


O Termo caiu em desuso na literatura, mas permaneceu entre jornalistas e, em 1870, o usaram o termo Copywriter para definir e diferenciar o profissional que escreve anúncios dos profissionais tradicionais do jornalismo.


O que o Copywriter efetivamente faz


Como já dito anteriormente, o profissional de copywriting é o profissional que elabora textos com o intuito de persuadir a audiência a tomar uma ação. Veja que eu falei “persuadir” e “tomar uma ação”


Persuadir não é mentir. Muito pelo contrário. Quando um copywriter está elaborando um anúncio, um texto, ele precisa estar sempre sendo sincero e falando a verdade para quem vai ler. Até porque o risco é muito grande de mentir e perder a credibilidade junto ao público.


Tomar uma ação não necessariamente significa comprar. Pode ser assinar uma lista para receber e-mails com conteúdo relevante, por exemplo. De muitas formas e tipos se pode levar a audiência a fazer o que você deseja.


O segredo está na maneira como se escreve. É um conjunto de técnicas e de estratégias, que incluem desde títulos, a palavras que podem e que não podem ser usadas de forma alguma na hora de produzir o seu copy, o seu texto.


Nesse post eu dou exemplos de palavras que, se usadas no seu texto, farão a sua audiência fugir de você!



E quais as áreas de atuação do copywriter dentro do Marketing Digital?


Apesar de você ouvir muito pouco sobre ele, o profissional de copywriting hoje é um dos mais requisitados pelos profissionais do marketing digital, devido a alta demanda e a baixa oferta de bons profissionais no mercado atualmente, pois ele é essencial em praticamente todas as etapas de lançamento de produtos, reconhecimento de marca, etc. além disso, ele se encaixa em todos os nichos.


Alguns nichos que o copywriter pode atuar são os nichos de: saúde, finanças, esportes, marketing, educação, moda, nutrição.


Esses nichos não foram escolhidos aleatoriamente. São nichos que tem mostrado um enorme potencial de conversão e vendas dentro do marketing digital. Se você quiser conhecer os nichos mais quentes para lançamentos digitais, você pode baixar o e-book que fiz sobre os nichos mais rentáveis:



Nesse post procurei explicar um pouco da profissão de copywriting, como surgiu, como ela está totalmente ligada ao marketing digital e a suas áreas de atuação.


Se você leitor quiser saber mais sobre esse assunto, estratégias, dicas, ou outros assuntos no campo do marketing digital, me visite no Instagram e escute os meus podcasts! Deixe também os seus comentários com sugestões de assuntos que eu posso trazer aqui para você.


Será um prazer ouvir vocês! 😊


Comentários


Inscreva-se para receber meu conteúdo exclusivo para o seu negócio digital

Estou comprometida em proteger e respeitar a sua privacidade e usarei suas informações pessoais apenas para administrar a sua conta e fornecer os produtos e serviços que você me solicitou. Ocasionalmente, gostaria de entrar em contato com você com relação aos meus produtos e serviços, além de outro conteúdo que possa ser do seu interesse. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Ao clicar em enviar, você concorda em permitir que eu armazene e processe as informações pessoais enviadas abaixo para fornecer o conteúdo solicitado.

Obrigado!

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

2025 © Monique Muniz

Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução destes criativos com fins comerciais sem prévia autorização da autora.

bottom of page