Marketing Digital na Europa: Um Oceano azul de oportunidades
- Monique Muniz
- 6 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de ago. de 2022

Você sabia que o marketing digital na Europa ainda não é tão forte? nem 5% das empresas investem nesse tipo de estratégia para impulsionar os seus negócios.
O grande bloqueio está no fato da cultura europeia. Eles são mais reservados e muito cautelosos sobre a preservação e a privacidade dos dados e informações pessoais.
Enquanto em países como Brasil, Estados Unidos e Índia as redes sociais explodem e fazem sucesso, arrastando multidões para consumirem produtos e serviços, na Europa as pessoas ainda preferem fazer suas compras "no presencial", não consultam as redes sociais e não estão muito ligados em consumir pela internet.
Um dos motivos dessa falta de interesse é a escassez de profissionais especializados para criar campanhas que realmente agrade o gosto do europeu e o faça confiar no serviço online. Os poucos que se arriscam a fazer campanhas utilizam um anúncios para atrair clientes que, muitas vezes, não se diferenciam.
Falo isso porque estive a pouco tempo na França para um intercâmbio e, fiquei lá tempo suficiente para começar a receber no meu Instagram anúncios promocionais de produtos e serviços. De todos os que eu vi, somente os de grandes empresas como Dior, Carolina Herrera me fizeram desejar comprar o produto. Os outros eram muito amadores.
Outra coisa que o Brasil está a anos luz na frente da Europa são os serviços financeiros (leia-se bancos). E o marketing digital dessas instituições acompanha essa tendência. Com o surgimento dos bancos digitais (Wise, Revolut) o maior desafio dessas instituições é fazer com que os europeus (que já possuem uma imagem negativa dos serviços bancários) passe a confiar e investir o seu dinheiro nos bancos digitais.
Como exemplo eu tive a opinião de um francês, que trabalha há mais de 20 anos em um grande banco na França (o banco não é francês mas tem filiais por todo mundo), mas ainda não tem essa cultura do digital.
Esse banco está tentando migrar para o digital e, há pouco meses atrás estava contratando Copywriters temporários, com salários altos para fazer essa migração de "comunicação" para o mercado digital francês.
Quando eu disse isso para a pessoa, ela ficou um pouco surpresa de como uma instituição com esse tamanho precisaria contratar Copywriters freelances quando possuem departamentos robustos de marketing para fazer esse trabalho.
O problema está na mudança de cultura, na velocidade e na qualidade das campanhas.
Você deve estar se perguntando onde está a oportunidade para os brasileiros nisso tudo. Mas é exatamente aqui : As empresas não estão conseguindo se adaptar para o digital porque não conseguem "ensinar" essa cultura para o seus clientes. Com isso estão perdendo milhões e milhões de euros.
Para nós, brasileiros, isso é muito simples porque já possuímos conhecimentos avançados de marketing digital.
A oportunidade está na maneira como se vê as coisas. Pense naquela historinha: Dois vendedores de sapatos chegam em uma cidade em que todo mundo só anda descalço. O pessimista desiste logo de cara porque "quem vai comprar sapatos em um lugar onde todo mundo tem a cultura de andar descalço?"
Mas o otimista vê a melhor oportunidade da vida dele, porque "imagina a quantidade de sapatos que ele vai vender naquela cidade!"
Então se você algum dia pensou em trabalhar com marketing digital agora já sabe que, existe oportunidade de morar na Europa e ganhar em euro se você quiser. E essa oportunidade é agora.
Eu fiz um aulão gratuito explicando isso com mais detalhes, onde conseguir essa formação para o mercado europeu e como encontrar essas vagas.
Para assistir, é só acessar AQUI
Ah! Deixe a sua opinião sobre esse assunto, e o que você acha de migrar para o mercado europeu como copywriter. 😉
Comentários